sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Matéria sobre Treinamento Funcional na Revista Mensch

FITNESS: Treino Funcional, a técnica para ganhar resistência e moldar os músculos vira mania

O Treinamento funcional já existe há muito tempo só que antes era restrito ao universo esportivo e utilizado para a preparação física dos atletas com exercícios específicos para cada modalidade de esporte. De uns tempos pra cá o que era exclusividade dos atletas profissionais virou mania nas academias e passou a beneficiar um número cada vez maior de pessoas que buscam saúde, bem-estar e um bom preparo físico para enfrentar a rotina da vida moderna.

Achou interessante? Então vamos conhecer um pouco mais dessa modalidade de exercício físico. O Treinamento Funcional é uma metodologia de treinamento que se destaca pelos exercícios dinâmicos e motivantes, ou seja, evita as faltas freqüentes na academia dos mais preguiçosos! O treino é baseado nos movimentos naturais e funcionais do ser humano, como levantar, agachar, puxar, empurrar e girar.



Visando trabalhar o corpo de uma maneira global sem separar por segmentos trabalhando os músculos do CORE, que são músculos estabilizadores da postura e primários para diversos movimentos. As vantagens são a possibilidade de experimentar novas formas de se exercitar levando o praticante a explorar seus limites. O principal equipamento utilizado no Treino Funcional é o próprio corpo do praticante, além de fita de treinamento em suspensão, meia bola, medicineball, prancha de equilíbrio, alem de halteres, barras e anilhas. Caso você esteja se perguntando a freqüência desse tipo de treinamento, fique sabendo que é igual a qualquer outro tipo de atividade física, o ideal é que se pratique pelo menos quatro vezes por semana podendo ser praticado todos os dias com um planejamento adequado e dependendo objetivo do praticante.

Uma das grandes vantagens do Treinamento Funcional é a pouca ou quase nenhuma restrição a idade. Respeitando as fases maturacionais e as habilidades específicas, desde criança, por exemplo, já se pode praticar esse tipo de treino. O mais bacana ainda é que as crianças pratiquem o esporte favorito e seus treinadores utilizem o treinamento funcional de maneira adequada aliando as duas atividades. Idosos também podem ser beneficiados, desde que não apresentem nenhuma restrição médica e dessa forma podem ser auxiliados a manter a vitalidade e exercerem seus movimentos de rotina sem alteração por conta da idade, como subir escada, agachar para pegar um objeto no chão, por exemplo.


O treinamento funcional proporciona ainda diversos benefícios à saúde, destacando-se por trabalhar mais de uma valência física por exercício como a força, resistência muscular, resistência cardiopulmonar, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. O praticante fica preparado para realizar suas atividades diárias e esportivas com mais vigor e segurança, além de proporcionar motivação pelo dinamismo dos treinos e deixar o corpo forte e definido. Para os atletas vale lembrar que todos os esportes são beneficiados com o treinamento funcional. Os exercícios são direcionados para proporcionar ao atleta o mais perto possível do gesto esportivo da modalidade que ele pratica. O importante é a prescrição correta dos exercícios para cada esporte.


Na hora de escolher onde e com quem realizar seu Treinamento Funcional procure um Educador Físico ou Fisioterapeuta, enquanto o professor de educação física vai trabalhar com treinamento para rendimento esportivo e promoção da saúde e o Fisioterapeuta para reabilitação física. Agora que você já conhece o Treino Funcional, mexa-se e pratique saúde!

Fotos: Gregorio Rosa
Agradecimento: Marcello Mulatinho
Participação especial: Rafael Bruno (atleta)
Locação: Ace Fitness Studio - www.acefitnessstudio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...