quarta-feira, 7 de março de 2012

"Mas, pra que avaliação física?"


A avaliação física é um passo muito importante para todas as pessoas que estão ou irão iniciar programa de exercício físico. 
                                                                                         A possibilidade de quantificar e qualificar a condição física, traçar metas e objetivos, prescrever ou adequar o treinamento de forma individualizada, respeitar limitações, medir a evolução física, são algumas das funções de uma avaliação física. A avaliação, Segundo GUEDES (2006), constitui ferramenta fundamental ao trabalho dos profissionais da educação física, a mesma caracteriza-se como processo mediante o qual se torna possível reunir informações que venham a auxiliar na identificação de características individuais associadas à pratica de exercício físico.  

  De acordo com WEINECK (1991) o indivíduo que irá iniciar um programa de exercício físico deve passar por uma criteriosa avaliação física, com o profissional de educação física, que por sua vez, encaminha os resultados e cuidados necessários, e os objetivos do programa devem vir de encontro com as necessidades e interesses do indivíduo. É importante manter uma avaliação atualizada entre 3 e 6 meses, ou se houver uma mudança brusca e notória em algum aspecto do corpo, como por exemplo o peso, em um espaço de tempo menor que o citado acima.
                                                                                                               
       Na avaliação física mede-se a composição corporal, as circunfe-rências,  o condicionamento físico, a condição neuro-motora ( flexibilidade, força), há ainda uma análise postural para detectar possíveis assimetrias, além de uma anamnese, uma entrevista a respeito dos objetivos, restrições e histórico de exercício.

   Quem quer ter um treinamento de qualidade, não deve negligenciar esta etapa que é o início de um programa de exercício físico de qualidade visando eficiência e segurança.



Texto editado por BRUNO MACEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...